As características naturais do Curral das Freiras fazem desta localidade um lugar «único»!
- Curralcontrateleferico
- Feb 21, 2022
- 2 min read
Updated: Feb 22, 2022

O Curral das Freiras é uma freguesia portuguesa do concelho de Camara de Lobos da Região Autónoma da Madeira, com uma superfície de 25,07Km2 e 1673 habitantes o que corresponde a uma densidade de 66,7hab/Km2, situado num vale de norte-sul no centro do Maciço Montanhoso da Ilha da Madeira. Estende-se por um vale com um declive de aproximadamente de 300 metros entre o norte e o sul da freguesia, tendo o seu ponto mais alto no Pico Furão e o ponto mais baixo o Chão de Baixo. Este vale é rodeado de montanhas sendo o ponto culminante o Pico Ruivo.
Entre estes dois pontos vive uma população na tranquilidade proporcionada pelo meio rural onde ela foi se desenvolvendo ao longo de seculos, cumulando um património histórico, natural e gastronómico.
O Governo Regional aceitou apoiar um projeto de investimento privado para a instalação de um teleférico, com início do percurso no sítio das Casas Próximas fazendo a ligação do centro da freguesia até ao miradouro do Montado do Paredão e atravessando a freguesia até a Boca da Corrida. O projeto inclui um Zip-line da Boca da Corrida até ao sítio das Casas Próximas sendo o teleférico e o Zip-Line os dois elementos principais do parque de atrações previsto na freguesia. Aceitando assim pôr em risco o equilíbrio do modo de vida da população local, o equilíbrio económico e impondo por sua vez uma mudança de direção cultural violenta e desnecessária.
Como é que o Governo Regional pode promover este projeto como uma mudança não definitiva, tendo em conta que em todas as pontas de amarração vão ser criadas infraestruturas como receção, restaurante, cafés, lojas de lembranças e parques de estacionamento, dai a mudança ser permanente.
Qualquer alteração nas nossas montanhas é visível em qualquer ponto da freguesia, como é o caso das muralhas do miradouro do Montado do Paredão construído em 2014. Muito facilmente o Governo Regional vai buscar o que foi construído nos outros lugares do mundo para justificar o facto de ver com bons olhos os investimentos públicos ou privados que tem como objetivo a comercialização da Natureza na Ilha da Madeira.
Por sua vez uma comparação simples pode demonstrar que a transposição do que existe em outros lugares não é apropriada. Como por exemplo, na vila de “Whistler Mountain” e o Pico Blackcomb no Canada foi instalado um teleférico, que faz a ligação entre estes dois pontos com uma distancia de 3.024m (cabines com capacidade par 28 pessoas) mas isto acontece numa zona montanhosa sem habitações, onde se pratica o Ski e numa vila com uma superfície de 240,4Km2, ou seja, uma area 8 vezes maior que a freguesia do Curral das Freiras.
As características naturais do Curral das Freiras fazem desta localidade um lugar «único» incomparável com outros sítios e não se repete noutra parte da ilha. O nosso território não permite comprometer um local porque tem outros. Madeira é muito pequena e diversa. Não permite o esbanjamento da paisagem natural em função de ciclos e oportunidades económicas.
O potencial do Curral das Freiras com as suas características atuais são enormes e não se justifica de maneira nenhuma o apoio incondicional do Governo Regional para com este projeto.
Comments